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Dislexia. Do que se trata?
 
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   Na busca permanente de informação e conhecimento a APAE-Mauá realizou uma palestra sobre a dislexia, no dia 08 de abril, com a psicopedagoga Maria Helena Gonçalves, de São Bernardo do Campo. O evento, coordenado pelas fonoaudiólogas Carla Wohnrath e Ana Paula de Lima Bronzatti, foi aberto a profissionais da área, atraindo um público de toda região do ABC.
   A fim de ampliarmos esta discussão acerca da síndrome da dislexia, elaboramos aqui cinco questões básicas a serem respondidas por Maria Helena Gonçalves.
   1- O que é a dislexia?
   A Dislexia é uma dificuldade de aprendizagem, que envolve a leitura e aquisição de uma automatização, de crianças escolarizadas sem comprometimentos sensoriais e psíquicos já existentes. Este problema é de base cognitiva, que afeta a habilidades lingüísticas. É uma alteração dos neurotransmissores. Portanto a capacidade de ler e escrever de uma criança está abaixo de seu nível de inteligência.
   2- Quais os aspectos da dislexia que devem ser observados com atenção?
   A Dislexia não é uma patologia. Não é curável e não se usa medicação. As pessoas nascem e permanecem disléxicas, portanto, as pessoas são disléxicas e não estão disléxicas. Não existem disléxicos entre os analfabetos.
   3- A dislexia é hereditária?
   Ela é congênita e hereditária.
   4- Quais os indicadores para o diagnóstico precoce da dislexia?
   Quanto mais cedo for realizado o diagnóstico, maiores são as chances de tratamento especializado, amenizando desta forma as conseqüências das dificuldades escolares e sociais. Desde a pré-escola alguns sinais como fraco desenvolvimento da atenção, atraso no desenvolvimento da fala e escrita, dificuldade em acompanhar histórias, memória imediata e organização geral prejudicadas, podem nos ajudar na observação para o diagnóstico.
   5- Como uma pessoa com dislexia pode enfrentar a vida acadêmica?
Alunos disléxicos podem ser bem sucedidos em uma sala de aula regular. O sucesso dependerá do cuidado em relação a sua leitura e das estratégias usadas. A criança que não vai bem na escola tem consciência de suas dificuldades, mas na sabe o que fazer e como encarar tal fracasso. Quanto mais tempo passar sem que ele tenha ajuda, maiores serão suas dificuldades. A escola e a família exercem papel fundamental para o sucesso das crianças portadoras de dislexia. Os pais devem ser pacientes, persistentes e acreditar no potencial do seu filho. A escola deve melhorar sua auto-estima, monitorando as atividades e redobrando o cuidado com a avaliação.    Nós na prendemos pelo fracasso, mas pelo sucesso.

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