Menu
 
   Página Inicial
   História
   Missão
   Notícias

     Histórico

   A APAE de Mauá é uma Entidade Filantrópica, sem fins lucrativos, que tem como objetivo, segundo seus Estatutos Sociais: promover a educação, reabilitação e defesa do excepcional deficiente mental, independentemente da cor, raça, condição social e crença religiosa.
   Foi fundada por pais que sentiram a necessidade de ter uma escola especializada, que pudessem atender seus filhos no município de Mauá. A esse grupo de pais
juntou-se um grupo de amigos, que foram em busca de um local onde pudesse ser instalada a APAE. Conseguiram junto a um particular, Sr. Chafik Mansur Sadek, um terreno com galpão e área de1.780 m2, no Jardim Zaíra, em 28 de Junho de 1970, começando então, o atendimento às pessoas portadoras de deficiência mental nos níveis educável (grau leve) e treinável (graus moderados e severo). Neste local funcionavam seis salas de aula e três oficinas pré-profissionalizante, permanecendo até 1991.
   A partir de 1992, a APAE de Mauá conseguiu, finalmente, sua sede própria na Av. Padre Manoel da Nóbrega, 850, Capuava, onde pôde ampliar seu espaço físico para dezesseis salas de aula e cinco oficinas pré-profissonalizantes e ainda, os atendimentos especializados em Psicologia, Orientação Pedagógica, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Educação física, Educação Musical e Serviço Social.
   O atendimento inicia-se desde os primeiros meses de vida ou em outras várias fases do desenvolvimento infantil, quando o problema da criança já foi detectado. A partir daí, os portadores de deficiência mental passam a receber atendimento clínico em nível de terapias, estimulação essencial e acompanhamento educacional.    Paralelamente ao atendimento educacional, a criança freqüenta a oficina pedagógica e/ou a oficina pré-profissionalizante para que possa desenvolver habilidades profissionais e que tenha condições de desenvolver toda sua formação de cidadão.

   Agenda  
   Parceiros  
   Voluntários  
   Contato  
   Diretoria
   Conselho  Fiscal
   A APAE presta    contas
 
Avenida Padre Manuel da Nóbrega, 758, Capuava, Mauá, SP - CEP 09380 - 120
© Construção webmaster Juliano Carmonelli,
e-mail